Header Ads

Conselho Estadual de Juventude do AM toma posse

Os membros do primeiro Conselho Estadual de Juventude do Amazonas tomam posse esta semana em Manaus, durante a 16ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Juventude, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, na Assembléia Legislativa do Estado. A solenidade de posse será no dia 9, às 9h30, e contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), David Barros, e do Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury. A criação do novo conselho é uma conquista para todos os que trabalham com a agenda juvenil e lutam pela consolidação de uma rede de espaços institucionais de juventude no país. Esta tem sido, aliás, uma das prioridades do Conjuve, que sempre atuou no sentido de estimular a criação e o fortalecimento desses espaços, que exercem um papel fundamental na consolidação da Política Nacional de Juventude.

A criação do Conselho no Amazonas era uma reivindicação dos participantes da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, realizada em março de 2008. Para concretizar a reivindicação, a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer - SEJEL, através do Departamento de Juventude elaborou, junto com os segmentos juvenis, uma proposta de regulamentação do colegiado que foi aprovada pelo governador Eduardo Braga. "Seremos assim, neste ambiente de participação, os agentes de transformação da realidade e os construtores de um estado moderno, que tem nos seus jovens a mola propulsora do desenvolvimento econômico e social", disse o governador.

De acordo com a Sejel, cerca de 20 instituições da sociedade civil se inscreveram para participar do Conselho, que se caracteriza como um espaço suprapartidário e intergeracional, que une jovens e adultos de diferentes organizações voltadas para os direitos específicos da juventude amazonense.


Fonte: Sejel/AM

Tecnologia do Blogger.