Header Ads

Manaus terá especialização em Ecologia de Doenças Transmissíveis

Curso abordará doenças relacionadas à interação homem e meio ambiente (Arte: Fiocruz Amazônia)

Investigar como a influência antrópica interfere no ciclo evolutivo e de transmissão dos diferentes agentes patogênicos da Amazônia. Esse é o objetivo do curso de Especialização em Ecologia de Doenças Transmissíveis, oferecido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) - Fiocruz Amazônia.

Destinado a graduados das áreas médica, biomédica e biológica, a especialização apresentará uma visão mais ampla das patologias relacionadas à interação do homem com o meio ambiente, fornecendo bases para o mapeamento de áreas de risco e o estabelecimento de sistemas de vigilância em saúde regional e local.

Segundo o coordenador do curso, Sérgio Luz, essa é uma iniciativa ousada, por ter como finalidade a construção de uma base de trabalho para posteriormente ser aplicada em outras áreas.

“Vamos conciliar os conhecimentos em ecologia e em saúde para futuramente estudar como as alterações ambientais influenciam na saúde do homem da Amazônia”, frisou.

O curso é gratuito e terá duração de 10 meses, no total terá 400 horas/aula, divididas em quatro módulos, constituídos por disciplinas e atividades diversas (aulas, oficinas, seminários, entre outras). Também contará com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Fiocruz do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). As aulas serão ministradas na sede da Fiocruz Amazônia, situada à Rua Teresina, 476 Adrianópolis – Manaus (AM), com início em 15 de março.

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas no período de 25 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010. Para concorrer às 20 vagas oferecidas, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível no site da Fiocruz Amazônia e entregá-lo na Secretaria do Instituto juntamente com o Currículo Vitae, carta de intenções e, caso possua vínculo empregatício, carta de apresentação do candidato.

A lista dos aprovados na seleção será divulgada no mural da Secretaria Acadêmica do ILMD e no site da Fiocruz Amazônia a partir de 9 de março, às 16h.

Para mais informações acesse o site da Fiocruz aqui.

Camila Carvalho e Ulysses Varela – Agência Fapeam
Tecnologia do Blogger.