Header Ads

Bumbás Garantido e Caprichoso comandam o carnaval em Manaus


Belém - O Sambódromo de Manaus transforma-se, hoje e amanhã (15 e 16), no maior palco do carnaval do Amazonas, com a apresentação de 16 cantores de toada no Carnaboi. A toada é o ritmo que embala a festa do boi-bumbá, tradicionalmente realizada no final de junho em Parintins. Todos os anos a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso leva à cidade amazonense milhares de visitantes de todo o país e também do exterior.

Segundo estimativas da Agência de Comunicação do Governo do Amazonas, responsável pela organização do Carnaboi, 600 mil pessoas deverão participar dos dois dias de festa. A apresentação de hoje começa às 19h e a de amanhã, às 20h.

No Carnaboi, evento criado há nove anos, atrás de cada trio elétrico, centenas de foliões dançam as coreografias das toadas usando uma roupa conhecida como tururi, uma espécie de vestimenta semelhante aos abadás de Salvador. Cada tururi custa R$ 10. Quem é torcedor do Boi Garantido usa tururi vermelho e quem que prefere o Caprichoso veste azul.

Uma das atrações de hoje é a Batucada do Garantido, grupo que levará 300 ritmistas para acompanhar o levantador de toadas Robson Junior. Amanhã as atrações serão o apresentador oficial do Boi Garantido, Israel Paulain, um dos recordistas na venda de tururis, e o levantador oficial de toadas do Caprichoso, David Assayag.

Baseada em uma lenda rural, a festa do boi-bumbá conta o rapto, a morte e a ressurreição de um boi. Figura central do folguedo, o boi é feito com uma armação de cipó coberta de chita, que deve ser vestida por um homem. A cabeça pode ser feita de papelão ou ser a própria caveira do animal.

Segundo a lenda, a escrava Catirina estava grávida e disse ao marido, o negro Francisco, que queria comer língua de boi, mas do boi mais bonito da fazenda. Francisco atendeu ao pedido da mulher, mas foi perseguido pelos empregados do fazendeiro. Desesperado, ele recorreu a curandeiros, que conseguiram ressuscitar o boi, e tudo acabou em festa.


Fonte: A gencia Brasil

Tecnologia do Blogger.