Header Ads

Secretário de Saúde é reeleito para o CMS

O secretário municipal de Saúde da cidade de Manaus, Francisco Deodato, foi reeleito, por unanimidade, para presidir o Conselho Municipal de Saúde (CMS), durante a 4ª Assembléia Geral Ordinária, realizada esta semana na sede do CMS, no conjunto Santos Dumont, na Zona Oeste. Além de Deodato, a segunda vice-presidente, Marlene Pereira da Silva, também foi reeleita, assim como o primeiro-secretário, Francisco Apurinã. A novidade foi a eleição do segundo-secretário, Antônio Arruda, em substituição a Ronaldo André, que não estava presente na reunião para tentar a reeleição.

A Diretoria-Executiva tem mandato de um ano e é composta por quatro membros, um presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A composição deve ser de dois conselheiros representantes dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS), um gestor da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e um trabalhador da saúde.

A Assembléia foi coordenada pelo secretário de saúde e a sessão contou com a presença de 25 conselheiros. Segundo Deodato, com este segundo mandato, a Diretoria Executiva redobrará a responsabilidade com a sociedade. “Este ano, vamos fazer uma reforma no Regimento para melhorar e atualizar o funcionamento do Conselho”. A partir de hoje também vou solicitar audiência com todas as instituições sindicais que estão representadas no Conselho,

para que possamos trabalhar mais em parceria”, enfatizou.

A Diretoria Executiva trabalha com comissões importantes, segundo Francisco Deodato, que acompanham as políticas e programas de interesse para a saúde, como a Fiscalização das Ações dos Serviços de Saúde; Gestão do Trabalho em Saúde; Comunicação e Informação em Saúde; Assistência e Vigilância Farmacêutica; Planejamento, Orçamento e Finanças; Constituição, Justiça e Ética; Educação Permanente para o Controle Social; Ciência e Tecnologia; Saúde do Trabalhador; Segurança Alimentar e Nutrição; Intersetorialidade e Integralidade da Saúde; e Assessoramento aos Conselhos Locais e Distritais de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo, cuja finalidade é definir a Política Municipal de Saúde, em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional e Estadual de Saúde. É competência definir as diretrizes políticas de saúde do Município, devendo as instituições integrantes do Sistema Municipal de Saúde desenvolver suas atividades com base nas orientações emanadas do Conselho. Entre as atribuições está acompanhar a programação e orçamentação integrada para a operacionalização do Sistema Municipal de Saúde, acompanhar avaliar e controlar a programação e orçamentação integrada para operacionalização do Sistema Municipal de Saúde, entre outros.

Fonte: Portal Semsa

Tecnologia do Blogger.