Breaking

23.8.10

Cancro mole

O que é

O cancro mole pode ser chamado de cancro venéreo, mas seu nome mais popular é “cavalo”. Provocado pela bactéria Haemophilus ducreyi, é mais frequente nas regiões tropicais, como o Brasil.

Formas de contágio

A transmissão ocorrer pelo sexo com uma pessoa infectada. Como o risco de infecção em uma relação sexual (vaginal, anal ou oral) é de 80%, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole é usar a camisinha sempre.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de dois a 15 dias após o contágio. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com pus, que aumentam de tamanho e profundidade. A seguir, aparecem outras lesões em volta das primeiras.

Após duas semanas do início da doença, pode aparecer um caroço doloroso e avermelhado na virilha, que chega a prender os movimentos da perna, impedindo a pessoa de andar. Esse caroço pode soltar um pus esverdeado, misturado com sangue.

Nos homens, as feridas aparecem na ponta do pênis. Na mulher, ficam na parte externa do órgão sexual, no ânus e/ou na vagina. Nem sempre a ferida é visível, mas provoca dor na relação sexual e ao evacuar. Em alguns casos, o paciente pode sentir dor de cabeça, febre e fraqueza.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.