Breaking

23.8.10

Clamídia e Gonorreia

O que são?

Clamídia e gonorreia são infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. Quando não tratadas, essas doenças podem dificultar a gravidez.

Sinais e sintomas

Nas mulheres, podem causar inflamação no colo do útero e em outros órgãos internos femininos. Nos homens, atinge geralmente a uretra (canal por onde sai a urina). Mas é muito comum estar doente e não ter sintoma algum. Por isso, é recomendável consultar-se com um médico periodicamente.

Diagnóstico

Por meio do exame ginecológico e coleta de secreções genitais, entre outros.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

Oftalmia Neonatal

É uma conjuntivite do recém-nascido após contaminação durante o nascimento, a partir do contato com secreções genitais da mãe. Surge no primeiro mês de vida e pode levar à cegueira. As principais bactérias são a clamídia e o gonococo.

  • Sinais e sintomas - Vermelhidão e inchaço das pálpebras e/ou presença de secreção (pus) nos olhos.
  • Prevenção - Deve ser feita a prevenção em todos os recém-nascidos com um colírio, aplicado na primeira hora após o nascimento.
  • Tratamento - Toda oftalmia neonatal deve receber tratamento imediato para as principais bactérias causadoras (gonococo e clamídia), a fim de prevenir consequências graves, como a cegueira. A mãe e seu(s) parceiro(s) devem sempre ser avaliados e tratados.