Condiloma acuminado (HPV)

O que é

O condiloma acuminado, conhecido também como crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus Humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de papilomavírus humano (HPV), 40 dos quais podem infectar o trato genital. Os principais tipos relacionados às verrugas são o 6 e o 11. Outros tipos do HPV, por exemplo, o 16 e o 18, estão relacionados ao aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente no colo do útero. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. A prevenção com o exame de Papanicolau pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feita de rotina por todas as mulheres.

Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, não é possível estabelecer o intervalo entre o contato com o vírus e o desenvolvimento de lesões, que pode variar semanas ou até anos.

Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV causa verrugas de tamanho variável. No homem, é mais comum na ponta do pênis e, na mulher, na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Formas de contágio

A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual impede a transmissão do vírus em 70% a 80% dos casos. Essa taxa não é maior porque o vírus pode estar na pele de outro local que não seja coberto pela camisinha, isto é, ao redor do pênis. O vírus também pode ser transmitido durante a gravidez e o parto. Recentemente, foi criada a vacina contra alguns tipos do HPV. Tem sido indicada para mulheres de 9 a 26 anos que não tenham iniciado sua vida sexual.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

Tecnologia do Blogger.