Breaking

26.8.10

Gabriela Leite, de prostituta a candidata a deputada no Brasil

Do Sapo.pt
Publicação: 26-08-2010



Gabriela Leite venceu todos os preconceitos e decidiu contar à agência Lusa como abandonou o curso de Sociologia da Universidade de São Paulo e uma vida de classe média para se tornar prostituta. Agora, é candidata ao Congresso nacional, com o slogan "Puta Deputada".


No início da década de 90, Gabriela Leite fundou a Rede Brasileira de Prostitutas, que já conta com 32 associações pelo Brasil, e no Rio de Janeiro, criou a organização não governamental Davida para lutar pelos direitos das prostitutas.

Em 2005, Gabriela idealizou a grife Daspu para garantir receitas às prostitutas. O nome é uma provocação à Daslu, a maior loja de artigos de luxo do Brasil.

E agora, após 30 anos de militância, o seu objetivo é conquistar uma vaga como deputada federal.

Com um slogan nada convencional "Puta Deputada", a sua campanha eleitoral pelo Partido Verde (PV, da candidata presidencial Marina Silva - na foto -, ex-ministra do Ambiente de Lula da Silva) levanta a bandeira de temas tabus na sociedade brasileira, como a legalização dos profissionais do sexo, os direitos sexuais, a defesa do aborto e o casamento homosexual.

A campanha pouco inusitada e o pioneirismo de sua ação foram o que motivou a socióloga Verônica Machado a tornar-se voluntária da campanha.

"Eu acredito na Gabriela, dou o meu apoio incondicional. É diferente porque ela tem uma proposta, tem opinião, não tem medo de brigar e de se expor. Ela quebrou paradigmas a vida inteira", defendeu Verônica.

Para a socóloga, "todo o profissional do sexo, independentemente do género, é um cidadão e tem o direito de se manifestar".

Rozzi Brasil (foto), também se diz eleitora da Puta Deputada: "Eu acho ótima essa ideia. O que chama a atenção é a coragem dela dizer que é prostituta declarada e concorrer a um cargo público".

Para a seguidora de Gabriela Leite, a sociedade "vive ainda com uma mentalidade muito antiga, em que causa espanto uma prostituta".