Header Ads

Herpes

O que é

É uma doença causada por um vírus que não tem cura. Seus sintomas surgem e desaparecem dependendo de fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo e menstruação. Nas mulheres, pode se localizar nas partes internas do corpo.

Formas de contágio

O herpes genital é transmitido por meio de relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha com uma pessoa infectada, que esteja com bolhas ou feridas. Na presença dessas lesões, é recomendado não ter relações sexuais. Mulheres grávidas precisam acompanhar o desenvolvimento do feto e tomar cuidados durante o parto, mesmo que o diagnóstico não tenha sido na gestante e sim em seu parceiro sexual.

Por ser muito contagiosa, a primeira orientação dada a quem tem herpes é uma maior atenção aos cuidados de higiene íntima: lavar bem as mãos, evitar contato direto com outras pessoas e não furar as bolhas.

Sinais e sintomas

Essa doença é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas na região genital, que se rompem formando feridas e desaparecem por si mesmas. Antes do surgimento das bolhas, pode haver sintomas como ardor e coceira no local, além de febre e mal-estar. As bolhas se localizam principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pênis. Após algum tempo, porém, o herpes pode reaparecer no mesmo local, com os mesmos sintomas.

Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma de possível DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.

Tecnologia do Blogger.