Breaking News

Membro do Grupo Matizes recebe Título de Cidadão Teresinense

DO Cidade Verde
24/08/2010

Professor Solimar Oliveira ofereceu o título para todos que são fruto do processo de desigualdade e lutam para mudar.Como parte da programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser, foi realizada nesta segunda-feira (23), às 19h, na Câmara Municipal de Teresina, a solenidade de entrega do título de cidadão teresinense ao Professor Doutor Solimar Oliveira Lima, membro do Grupo Matizes, como reconhecimento pelo seu empenho em defender a causa LGBT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). O professor foi homenageado por familiares e amigos, além de representantes de instituições que, como ele, aderem ao movimento social de inclusão.



A entrega do título foi uma sugestão do Grupo Matizes, acatada pela vereadora Rosário Bezerra, e aprovada por unanimidade na Câmara. Segundo Rosário, ter concedido esse título ao professor foi uma forma de reconhecer os serviços que ele tem prestado à sociedade como intelectual, pesquisador e cidadão, além de debatedor dos temas contemporâneos ligados às desigualdades sociais. A vereadora se disse honrada por homenagear um cidadão que luta pela liberdade sexual, combate o preconceito e a discriminação e se envolve em ações que dizem respeito aos direitos humanos.

O professor homenageado proferiu breves palavras com muita alegria e orgulho, agradecendo ao Matizes e à vereadora Rosário por prestigiarem suas ações que buscam a igualdade de direitos. “Esse título não é só para mim. É para todos aqueles que são fruto do processo de desigualdade e têm sido a vanguarda do movimento social, mostrando que a capacidade de luta e respeito torna possível momentos como esse. Este momento serve para ratificar nossa luta política em prol de uma vida mais digna e sem exclusões para os sujeitos que formam a chamada diversidade”, disse Solimar.

A diretora do Grupo Matizes, Marinalva Ribeiro, disse que a proposta aceita pela vereadora Rosário Bezerra foi um gesto simbólico para homenagear o trabalho do professor Solimar, fundador e filiado ao Grupo Matizes, que contribui para a inclusão ao lado do movimento negro, dos homossexuais e de todas as classes excluídas da sociedade. “É importante que o poder Legislativo tenha a serenidade de reconhecer sempre os cidadãos que, de fato, lutam pela igualdade social sem qualquer tipo de discriminação”, ressaltou Marinalva.