Associação de Homossexuais do Acre abre VI Semana da Diversidade nesta segunda-feira no Theatro Hélio Melo - Dartanhã

Breaking News

test banner

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

11.9.10

Associação de Homossexuais do Acre abre VI Semana da Diversidade nesta segunda-feira no Theatro Hélio Melo

Da Agência da Notícias do Acre
11 de setembro de 2010

Evento  traz em sua   programação o debate sobre politicas públicas para os LGBTs com fóruns, oficinas, teatro, exposições e palestras, além do entretenimento  

Com o propósito de chamar a atenção da sociedade para a importância da implementação de políticas públicas para a cidadania LGBT, a Semana da Diversidade foge ao conceito de envolver apenas o entretenimento e traz em sua programação, fóruns de discussões, oficinas, exposições e palestras. Em sua abertura na próxima segunda-feira, 13, às 9h30, no Theatro Hélio Melo, esse conceito está bem marcado com a apresentação da Campanha Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia, pelo presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino e pela participação de Fernanda Bevenuty, técnica em enfermagem, fundadora, ex-presidente e atual relações públicas da Associação de Travestis da Paraíba (ABRAPA), que lançará a Campanha: Sou Travesti. Tenho Direito de Ser Quem Eu Sou.
A Semana que se estende até o dia 19 de setembro encerra sua programação com o grande show da VI Parada do Orgulho LGBT levando ao palco do Arena da Floresta a banda Moinho composta por Emannuele Araújo, Lan Lan e Nara Gil. A concentração será no Calçadão da Gameleira, às 15 horas, com a perfomance da cover Lady Gaga.

Campanhas para a cidadania LGBT

O tema deste ano, segundo explica o presidente da AHAC, Germano Marino, visa identificar candidatos(as) que assumem abertamente o compromisso com a promoção da cidadania de pessoas LGBT, e que poderão fazer a diferença para estes segmentos da população no Legislativo e no Executivo no período de 2011 a 2014.
"A campanha foi lançada pela ABGLT em junho deste ano, e todas as afiliadas aderiram. Já temos mais de 134 candidaturas no Brasil compromissadas com a cidadania LGBT, são candidatos progressistas. O que queremos é que os eleitos defendam os direitos humanos da comunidade LGBT. Para se ter uma ideia, nós não temos nenhuma lei a nosso favor aprovada pelo Congresso Nacional", afirma Germano.
Sobre a  Campanha: Sou Travesti. Tenho Direito de Ser Quem Eu Sou, Fernanda Bevenuty explica que foi criada por   travestis de todo o país, principais alvos da violência discriminatória, com o objetivo de sensibilizar a população contra opreconceito.
Numa ação do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o  material também informa que as pessoas desse grupo têm que exigir o uso do nome social no serviço público de saúde. Destinada a combater o preconceito na área de saúde e na sociedade, a campanha tem como um dos focos informar travestis sobre as formas de prevenção à Aids. Para isso, foram criados folhetos e materiais eletrônicos diferenciados como toques de celular, telas de descanso e vídeos. As peças publicitárias também mostram fotos, apresentam depoimentos, dão dicas sobre cuidados durante relações sexuais e orientam sobre a importância de se levar a documentação na bolsa para casos de abordagem policial.
Fernanda Benvenuty informou que a campanha mostra um outro olhar sobre travestis. "Essa sociedade que utiliza os serviços sexuais das travestis, que as trata como prostitutas, tem agora outro olhar. O que faz as travestis terem apenas vida noturna é a discriminação. Produzir o seu próprio material é interessante, pois as empodera e faz com que sejam as protagonistas de suas próprias histórias. Na vida real, elas não são ouvidas, nem vistas. Não acolhidas de forma adequada nos serviços de saúde, elas também têm mais dificuldades para recorrer aos instrumentos necessários à prevenção às DST e outros problemas de saúde".
Na abertura também será entregue o Troféu Rogério Sábio da Paciência aos aliados da causa nas diversas áreas como direitos humanos, saúde, cultura, esporte, segurança, judiciário, empresarial, poder público e outras. Outro momento é a apresentação da Exposição Arte contra a Aids, resultado da oficina ministrada pelos artistas visuais Fayane Fernandes e Marco Brozzo, peças criadas com preservativos reaproveitáveis da fábrica acreana Natex. E no mesmo dia 13, às 19 horas acontece a abertura da Copa da Diversidade com a participação de 12 times de futsal feminino, no Ginásio Coberto.

Veja programação completa:
 
ABERTURA DA SEMANA DA DIVERSIDADE
13/09 - Segunda-feira - 09h30
Apresentação da Campanha Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia, pelo presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino
Participação Especial de Fernanda Bevenuty da Associação das Travestis da Paraíba
Homenagem aos aliados e aliadas da Diversidade, com o Troféu "Rogério Sábio da Paciência"
Abertura da Exposição Arte contra a Aids  dos artistas Fayane Fernandes e Marco Brozzo - peças criadas com preservativos reaproveitáveis da fábrica acreana Natex.
Coquetel
Onde: Theatro Hélio Melo
ESPORTE
13 a 17 de Setembro
19h - Copa da Diversidade com a participação de 12 times de futsal feminino
17 às 20h - Teste rápido HIV, Hepatites Virais e Vacinação contra Hepatites
Onde: Ginásio Álvaro Dantas
II FÓRUM SOCIAL ACREANO - Construindo Políticas Publicas para a Cidadania LGBT - Avanços e Perspectivas
Onde: Auditório da Colégio Estadual Barão do Rio Branco - CERB
14/09 - Terça - feira
TARDE
14h - Credenciamento
14h30 - Performance
14h40 -  Mesa de abertura com o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto, a Secretária  de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social, Laura Okamura e o Presidente da Associação de Homossexuais do Acre, Germano Marino.
15h - Lançamento da Campanha: Sou Travesti. Tenho Direito de Ser Quem Eu Sou. Com a participação de Fernanda Bevenuty, técnica em enfermagem, fundadora, ex-presidente e atual relações públicas da Associação de Travestis da Paraíba (ABRAPA).
15h20 - Mesa Violência e Homofobia, com Germano Marino, Presidente da Associação de Homossexuais do Acre - AHAC,  Fernanda Bevenuty e representantes da SEJUDH, SEJUSP, Conselho de Psicologia, Conselho de Assistência Social e SEDSS
15h40  - Debate
15h50 - Coffee-break
16h - Mesa LGBT e Mercado de Trabalho, com Francis Mary, Diretora Procon Acre e a jornalista Rose Farias, Diretora da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC)
16h50 - Debate
18h - Encerramento
15/09 - Quarta - feira
MANHÃ
08h30 - Apresentação do Ponto de Cultura E-Jovem LGBT por Deco Ribeiro, jornalista e diretor do Grupo E-Jovem
09  às 11h30 - Oficina LGBT com a drag queen Lohren Beauty, Presidente Nacional do GRUPO E-JOVEM de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados de Campinas (SP)
12h00 - Almoço
TARDE
14 as 17 horas - Oficina LGBT com a drag queen Lohren Beauty, Presidente Nacional do GRUPO E-JOVEM de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados de Campinas (SP)
18h - Encerramento
Onde: Auditório da Colégio Estadual Barão do Rio Branco - CERB
18/09 - Sábado
15 as 17h - Oficina Sexo Seguro e Sexualidade entre lésbicas com Fabiana Karine de Jesus, técnica da instituição feminista Felipa de Souza do Rio de Janeiro l
Onde: Auditório da Escola Campos Pereira
BARES & BALADAS
15/09 -  Quarta-feira
Samba da Diversidade - Toca do Lobo
16/09 - Quinta-feira
22h - The Rock Bar (Show Bandas Locais)
22h00 - Festa no K
17/09 - Sexta-feira
22h - Festa da Diversidade - Show com a Drag Queen Danny Cowlt da Boite Blue Space de São Paulo, realização Help
Onde: Boate Excalibur
18/09 - Sábado
22h - Pride Party 2010 - Escolha da Rainha da Parada do Orgulho LGBT, realização Moíses Alencastro
Onde: Boate Excalibur 
TEATRO
17 e 18/09
20h - Apresentação do Espetáculo "Diva", do grupo de teatro Arkh. Com os atores Renato Fayal, Weyder Oliveira e Gleiciane Nunes, com direção de Laélia Rodrigues
Onde: Teatro Plácido de Castro 
VI PARADA DO ORGULHO LGBT DO ACRE
19/09 - 15h - Concentração - Calçadão da Gameleira
Perfomance Cover Lady Gaga
SHOW BANDA MOINHO- Emanuele Araújo, Lan Lan e Nara Gil
19/09 - Domingo - Estacionamento do Estádio Arena da Floresta

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas