23.9.10

Comissão da OAB participa de encontro de jovens LGBTs em MS‏

Do Olhar Direto
23/09/2010

A Comissão de Diversidade Sexual da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso participa nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Campo Grande-MS, do I Encontro Regional de Jovens LGBTs, que trabalham na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/HIV/HV) do Centro-Oeste. O evento é uma promoção em conjunto do Movimento de Estudo de Sexualidade, Cultura, Liberdade e Ativismo (Mescla) de Mato Grosso do Sul e a Associação das Travestis e Transexuais de MS. A OAB/MT será representada por Danielle Barros Garcia e Laila Emiliana de Oliveira Allemand, presidenta e vice, respectivamente, da Comissão de Diversidade Sexual. Elas vão participar de duas mesas de debates.

O encontro começará no dia 23, no Hotel Internacional, no bairro Amambaí. Às 13h, haver á a exibição do documentário “A história das políticas de saúde no Brasil”. Em seguida, haverá a abertura oficial do evento com a mesa “Jovens LGBTs trabalhando a cidadania e a prevenção”, com os convidados Sabrina Mab Taborda do Transgrupo Marcela Prado e Valdereis Freitas de Souza, assistente social, sendo o facilitador Leonardo Henrique, de Mato Grosso.

O encontro recomeçará no dia seguinte, às 8h30, com a mesa “Plano Nacional de enfrentamento de epidemia de AIDS e Plano Nacional de Feminização da AIDS”. A convidada é Lica, presidenta da Bem Mulher, e o convidado Leonardo Bastos, coordenador geral do CentrHo. A facilitadora será Lucélia Macedo de Mato Grosso do Sul. Às 10h terá início a mesa “Protagonismo e participação política na garantia de direitos e fortalecimento da cidadania”, com a advogada Danielle Garcia, presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/MT, Stela Scan dola, gerente da IBISS-GO e cujo facilitador será Bruno Camilo, de Goiás.

No período da tarde, às 14h, o tema será “Programa Nacional de Direitos Humanos III e Cidadania LGBT, com a vice-presidenta da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MT, Laila Allemand; Evaldo Amorim, coordenador estadual da ABGLT/DF e a facilitadora, Cris Stéfany. Às 16h, “Sorodiscordância e Solidariedade” serão abordados por Roger Nascimento, secretário geral do Fórum de ONG/AIDS do Pará e Fernanda Venturini Torrezzani. A facilitadora do debate será Paola Gimenez, de Mato Grosso.

O último dia do evento (25 de setembro) começará às 8h30 com a mesa “Hepatite virais e outras DST’s”, com os convidados Victor Eloy da Fonseca do Programa Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais e Ana Rita, coordenadora do Programa de Hepatites Vira is do Hospital Universitário-MS. A facilitadora será Lucélia Macedo. Às 14h haverá a concentração na Praça Ary Coelho para o início da Parada da Diversidade Sexual de Campo Grande, que se encerrará às 18h com o Show da Diversidade Sexual.

Share this