6.9.10

I Congresso Baiano de DST/AIDS e Hepatites Virais

 Clique aqui para fazer sua inscrição

APRESENTAÇÃO PEDRO CHEQUER PARA I CONGRESSO BAIANO DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS

Mesmo sendo um desafio de caráter global, é no plano local que vivenciamos os impactos da epidemia de aids e os resultados das ações para seu enfrentamento. A progressiva descentralização do Sistema Único de Saúde e as crescentes responsabilidades estadual e municipal frente à epidemia, fazem com que a resposta local adquira uma relevância cada vez maior. É no plano local que as ações são implementadas ou refletem os obstáculos impostos pelas demais esferas da resposta.

Por essa razão, o I Congresso Baiano de DST, Aids e Hepatites Virais é uma oportunidade estratégica de mobilização de gestores, técnicos, estudantes, profissionais, ativistas e outros profissionais que atuam em busca do acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio a essas epidemias.

O evento, que será realizado em Vitória da Conquista entre os dias 16 e 19 de novembro, será o espaço ideal para compartilharmos experiências e lições aprendidas no enfrentamento a essas epidemias na Bahia, bem como para realizarmos uma reflexão crítica e propositiva a respeito dos desafios específicos para este Estado.

Além disso, esta será uma ocasião ímpar para explorarmos as diversas dimensões e abordagens entre o global e o local na formulação de respostas ao enfrentamento da epidemia de aids e outras DST. O Congresso Baiano de DST, Aids e Hepatites Virais também inclui em sua agenda a discussão sobre: os desafios da descentralização da saúde para a prática da prevenção e da assistência; a integralidade da assistência e a consolidação de redes, a necessidade de uma revisão de processos de gestão e de organização dos serviços bem como estratégias para a promoção da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV. O Congresso propõe também momentos para a discussão de temas inter-setoriais essenciais para o sucesso das respostas às epidemias, tais como: o enfrentamento ao estigma e à discriminação, a diversidade sexual e a promoção dos direitos humanos.

As Nações Unidas estarão presentes no I Congresso Baiano de DST, Aids e Hepatites Virais, divulgando a parceria que desenvolvem com o Governo Federal, o Governo da Bahia e também com os municípios das Micro-Regiões de Juazeiro e Vitória da Conquista – a chamada “Iniciativa Laços Sociaids, que visa apoiar e fortalecer uma resposta múlti-setorial e ampliada à epidemia de aids na Bahia.

Para serem sustentáveis as respostas à epidemia de DST, Aids e Hepatites virais precisam se caracterizar pelo embasamento em evidências científicas, pelo respeito aos direitos humanos, pela mobilização inter-setorial, pelo trabalho em rede e pelo compromisso com a vida. Estamos certos de que esses serão os princípios que nortearão os debates em Conquista.

Até lá!

Pedro Chequer
Coordenador do UNAIDS no Brasil
Presidente do I Congresso Baiano de DST, Aids e Hepatites Virais

 Clique aqui para fazer sua inscrição.

Share this