TSE autoriza o envio de força federal para quatro municípios do Amazonas

Do TSE
Agência de notícias das eleições 2010
08 de setembro de 2010

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de hoje (8), em sessão administrativa, quatro pedidos de envio de força federal para municípios do Amazonas. Os pedidos foram feitos pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-AM) que procura reforçar a segurança em alguns municípios amazonenses para as eleições do próximo dia 3 de outubro. Deverão contar com reforço das forças federais os municípios de Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Novo Airão e Coari.

Manicoré fica a 590 km a sudoeste de Manaus e para justificar o pedido de reforço o TRE-AM afirma que o contingente da polícia militar é escasso e não tem condições de manter a segurança da população durante as eleições.

Santa Isabel do Rio Negro fica a 630 km a noroeste de Manaus e o tribunal regional sustenta que a necessidade de reforço no policiamento se dá em razão de fatos ocorridos durante as eleições municipais de 2008.

Já para Novo Airão o TRE-AM informa que nas eleições municipais de 2004 houve confronto entre grupos políticos que provocaram intervenção ríspida das forças policiais. Novo Airão está localizado a 115 km a noroeste da capital amazonense, Manaus.

Com relação ao município de Coari, localizado às margens do rio Solimões a 360 km de Manaus, o tribunal regional argumentou que o efetivo policial naquela cidade é de apenas 30 agentes para uma população estimada em 80 mil habitantes.

A autorização do TSE para o envio de força federal para os municípios amazonenses foi aprovada por unanimidade, depois que o Tribunal Superior recebeu informações da justiça eleitoral na região e do governo do Amazonas de que o efetivo policial naquelas localidades é insuficiente.

AR/LF
Tecnologia do Blogger.