Header Ads

Ensino de enfermagem no Amazonas é tema de livro

Foco da obra científica-literária é voltada para ensino da enfermagem (Foto: Divulgação/SXC)


14/10/2010 - A área de enfermagem ganhará significativa contribuição literária por meio da 2ª edição da obra “O ensino de enfermagem no Estado do Amazonas” da pesquisadora Valdelize Elvas Pinheiro, que foi a primeira doutora em Enfermagem no Estado do Amazonas. A obra oferece importante subsídio para o público acadêmico, pois resgata a história de representações do Ensino de Enfermagem.

A publicação terá o apoio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.

O conteúdo do livro embasa o currículo do curso de Enfermagem, nas disciplinas de História da Enfermagem e Processo de Aprendizagem na Enfermagem, por se tratar de um livro histórico da vida acadêmica de enfermeiros egressos da Escola de Enfermagem de Manaus. A obra já teve a 1ª edição lançada pela Edua/Ufam em 2001 e, em 2003, já estava esgotada.

Compilação do livro



O livro foi o resultado da tese de Doutorado em Enfermagem Fundamental (com duração de 3 anos e meio), defendida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo, em 1999, por Pinheiro.

A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, cujo método foi a história de vida acadêmica, estabelecida a partir de um enfoque geral do participante, descrita em detalhes para caracterizar o ensino de enfermagem.

Para a pesquisa foram entrevistados, no ano de 1996, 12 enfermeiros, de ambos os sexos, formados na Escola de Enfermagem de Manaus, no período de 1959 a 1993.

Importância do Biblos

Pinheiro frisou que o apoio do programa foi fundamental, pois, já estava há algum tempo procurando meios para publicar a 2ª edição. “Examinando os editais da FAPEAM vi o do Biblos e então, corri para que o arquivo ficasse pronto a tempo de eu inscrevê-lo”, frisou.

Logo, que concluído o processo de contato com a editora, o livro poderá ser encontrado nas bibliotecas das faculdades que têm o curso de Enfermagem em Manaus e nas livrarias.

Sobre o Biblos:

O Programa de Apoio a Publicações Científicas consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.



Margarete Rocha e Cristiane Barbosa - Agência FAPEAM
Tecnologia do Blogger.