14.10.10

Evento sobre políticas públicas desperta debate na área de educação

Evento será realizado em novembro, no campus universitário (Imagem: Divulgação)

14/10/2010 - As atuais dinâmicas societárias e suas implicações no âmbito das políticas públicas em educação na Região Amazônica vão nortear as discussões do 1º Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas em Educação, no dia 4 de novembro. A programação será iniciada com a conferência de abertura proferida pelo professor Gaudêncio Frigotto da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Auditório Eulálio Chaves – Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), o evento visa atrair a participação dos professores da Educação Básica, dos estudantes de graduação, pós-graduação e das instituições educacionais.

De acordo com a coordenadora do simpósio, Selene Baçal, o Simpósio tem a intenção de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico na perspectiva de apontar os desafios que emergem no campo dos direitos sociais. "A ideia do evento surgiu da necessidade de divulgar e socializar as pesquisas realizadas na Região Amazônica sobre Educação”, afirmou.

O evento é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GPPE/CNPq – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. O Simpósio visa proporcionar aos professores, pesquisadores e estudantes o debate, a interlocução e a troca de experiências dos conhecimentos produzidos no âmbito da realidade amazônica.

Nessa perspectiva, Baçal propõe a reflexão de algumas questões como: os impactos das mudanças em curso no campo do direito educacional, de que maneira os novos marcos regulatórios interferem na qualidade do ensino e quais as probabilidades de intervenção da sociedade civil no âmbito das políticas públicas, em busca de melhoramento da qualidade de ensino e dos direitos sociais.

Na ocasião, serão apresentados trabalhos por meio de comunicações orais, que devem estar relacionados a um dos eixos temáticos.

Mais informações:

Secretaria da Pós-Graduação em Educação (Faced/Ufam)

Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário

simposioamazonicoppge@gmail.com.



Sobre o Parev:

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado.



Dalva Berquet e Cristiane Barbosa – Agência Fapeam

Share this