20.10.10

Seminário de saúde indigena discute ações na rede municipal

A Prefeitura de Manaus realiza nos dias 25 e 26 deste mês o III Seminário de Saúde Indígena. O evento, que acontecerá das 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é aberto a profissionais e acadêmicos da área de saúde e representantes das comunidades indígenas que vivem nas áreas urbana e rural de Manaus. “No primeiro dia do seminário, haverá uma apresentação das ações de saúde indígena que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, nos Distritos de Saúde da capital. É um momento importante para avaliarmos os resultados dessas ações”, informa o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.


Alguns dos temas abordados na apresentação das ações desenvolvidas pela Semsa são: a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde para o atendimento aos usuários de origem indígena; o mapeamento da população de índios residente em Manaus, que está sendo realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e o lançamento, no mês de junho, do “Manual para Atendimento da População Indígena na Atenção Básica”.

“O Manual de Atendimento, por exemplo, é uma iniciativa pioneira no Brasil. A publicação padroniza o cadastramento e os procedimentos ambulatoriais para indígenas e determina o fluxo de atendimento na rede pública de saúde, a ser dispensado a esses usuários”, observou o secretário. O processo de sensibilização e capacitação dos profissionais para atuação com foco nas peculiaridades do público indígena, também são destacados pelo titular da Semsa. “Somente nos últimos dois anos, 308 profissionais da rede municipal, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e psicólogos já foram treinados para o atendimento de famílias indígenas”, acrescenta.


A responsável pelo Setor de Saúde Indígena da Semsa, socióloga Paula Francineth Fróes de Azevedo, detalha que a abertura do seminário, no dia 25 (segunda-feira), contará com a presença da doutora em Antropologia Jean Mattson Lamgdon, da Universidade Federal de Santa Catarina. A epecialista apresentará palestra sobre “O itinerário terapêutico utilizado por diferentes povos indígenas antes de recorrerem a um tratamento nas Unidades de Saúde do Município”.

No segundo dia do evento, na terça-feira (26), outras duas palestras estão programadas: “Regime de Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé”, ministrada pela mestranda em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas, Kalinda Felix de Souza; e “Relação Saúde/Condições Socioambientais do povo Muduruku da terra indígena Coatá-Laranjal”, que terá como palestrante a assistente social e mestre em Sociedade e Cultura, Janiacley Mendonça.

Paula Francineth informa que os profissionais da rede municipal de saúde podem se inscrever no seminário, por meio de formulário disponível na Intranet da Semsa. Para o público externo, haverá inscrição no dia do evento.



Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom

Contato: 3625-6908

semcom@pmm.am.gov.br

Assessoria de Imprensa da Semsa

Três Comunicação

3651-7126 / 3651-8568 / 9116-3591 / 9116-1702

Comunicação Semsa – 3236-8315/9608-3540

Share this