Breaking

14.10.10

Trabalho sobre hepatite será apresentado em evento nacional

Representação gráfica do vírus da hepatite B (Divulgação)

Compreender a situação da transmissão da hepatite B na cidade de Manaus e identificar os fatores de risco para a propagação entre a população. Estes são os objetos de estudo de um trabalho desenvolvido pelo aluno de graduação de Biomedicina, Thiago Costa Barbosa, da Unicel Faculdade Literatus.

De acordo com os resultados da pesquisa, o estudante identificou que a soroprevalência dos marcadores de hepatite B foi alta em relação ao "Anticorpo" (Anti-HBc Total). O estudo apontou que, aproximadamente, 17% da população manauara atendida na Fundação Alfredo da Matta (FUAM), apresenta o genótipo A da doença, o que pode ser considerado um índice alto e relacionado à cronicidade, ou seja, à evolução da hepatite B.

Segundo Barbosa, muitas pessoas estão tendo contato com o vírus, porém não é possível afirmar que estas estão manifestando a doença. “Os fatores de risco encontrados pela pesquisa apontam que as pessoas que têm em média 36 anos, são casadas, não usam preservativos e possuem vários parceiros sexuais. Pessoas com este perfil também são as que têm uma maior predisposição ao contato com o vírus da hepatite B, quando comparadas com a população que não se encaixa nessa descrição”, destacou.

Ainda segundo o estudante, a hepatite B continua sendo um grave problema de saúde pública e os resultados obtidos pelo projeto confirmam essa realidade.

Iniciação Científica

O projeto de pesquisa orientado pelo Mestre em Ciência do Alimento e pesquisador da FUAM, André Luiz Leturiondo, é um trabalho desenvolvido pelo programa de iniciação científica naquela instituição.

A pesquisa de Thiago Barbosa será um dos trabalhos apresentados no 21º Encontro Nacional de Virologia e no 5º Encontro de Virologia do Mercosul. O acadêmico apresentará o trabalho: “Risk Factors and Genotyping of Hepatitis B Virus (HBV) in Patients Attending sti Clinic at the Fundação Alfredo da Matta, Manaus, Amazônia, Brazil”, que em português significa "Fatores de Riscos e Genotipagem de Hepatites B Vírus (VHB) em Pacientes Atendidos em Clínica de DST na Fundação Alfredo da Matta, Manaus, Amazonas, Brasil".


A participação do estudante é resultado do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que beneficia com passagens aéreas nacionais e internacionais pesquisadores das diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o estudante Thiago Barbosa, os benefícios do PAPE são de suma importância para o incentivo à divulgação da Ciência e Tecnologia e para o desenvolvimento de pesquisas científicas no Amazonas.

Serviço:

Evento: 21º ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA

Período: 17 a 20 de outubro de 2010

Cidade: Gramado/RS

Local: FAURGS -
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Outras informações sobre o evento, clique aqui.

Sobre o PAPE -

O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.

Margarete Rocha e Ulysses Varela – Agência FAPEAM