30.11.10

Amazonas cria Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente

Do Governo do Amazonas 29/11/2010

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio da Secretaria Adjunta de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), promove na terça-feira, dia 30, a instalação do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (FOPES-AM).

A ação de gestão compartilhada ocorrerá às 9 horas, no Centro de Treinamento Laura Vicuña, na Avenida André Araújo, 2230C, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, e tem por objetivo fortalecer os organismos municipais de meio ambiente do Estado.

O Fórum é o resultado dos encontros realizados entre os secretários de meio ambiente dos municípios, sob o comando da SDS, no decorrer dos anos de 2009 e 2010.

Configura-se numa associação civil de caráter socioambiental e ecológico, sem fins econômicos estabelecido como rede estadual, regido por um Estatuto e demais disposições legais que lhe forem aplicadas.

De acordo com a titular de SDS, Nádia Ferreira, a abrangência do Fórum é em todo o território amazonense. "É uma instância que reúne todos os secretários municipais de meio ambiente do Estado para debater, receber e formular denúncias, assim como encaminhar para as devidas providências e outras medidas tendentes à defesa do meio ambiente do Amazonas", diz Nádia.

O Fórum conta com representantes de 43 municípios, presentes na ocasião de instalação. Estarão presentes ainda, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Mauro Veras; da titular da SDS, Nádia Ferreira; do presidente do Ipaam, Graco Fregappani; do presidente da ADS, Valdelino Cavalcante; do presidente do Iteam, Itamar Vizzoli; e do presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Jair Souto.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Executiva de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), José Adailton, a expectativa do evento é a melhoria das atuações sustentáveis dos municípios amazonenses. “O fórum vem a ser um instrumento de fortalecimento da política de gestão ambiental do Amazonas, fazendo com que a participação da sociedade civil ajude as secretarias municipais na administração de ações sustentáveis”, afirmou.

O FOPES-AM, coordenado pela SDS, conta com o apoio de instituições como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM), Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CEUC), Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CECLIMA), Associação Amazonense de Municípios (AAM) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Share this