Amazonas cria Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente - Dartanhã

Breaking News

test banner

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

30.11.10

Amazonas cria Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente

Do Governo do Amazonas 29/11/2010

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio da Secretaria Adjunta de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), promove na terça-feira, dia 30, a instalação do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (FOPES-AM).

A ação de gestão compartilhada ocorrerá às 9 horas, no Centro de Treinamento Laura Vicuña, na Avenida André Araújo, 2230C, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, e tem por objetivo fortalecer os organismos municipais de meio ambiente do Estado.

O Fórum é o resultado dos encontros realizados entre os secretários de meio ambiente dos municípios, sob o comando da SDS, no decorrer dos anos de 2009 e 2010.

Configura-se numa associação civil de caráter socioambiental e ecológico, sem fins econômicos estabelecido como rede estadual, regido por um Estatuto e demais disposições legais que lhe forem aplicadas.

De acordo com a titular de SDS, Nádia Ferreira, a abrangência do Fórum é em todo o território amazonense. "É uma instância que reúne todos os secretários municipais de meio ambiente do Estado para debater, receber e formular denúncias, assim como encaminhar para as devidas providências e outras medidas tendentes à defesa do meio ambiente do Amazonas", diz Nádia.

O Fórum conta com representantes de 43 municípios, presentes na ocasião de instalação. Estarão presentes ainda, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Mauro Veras; da titular da SDS, Nádia Ferreira; do presidente do Ipaam, Graco Fregappani; do presidente da ADS, Valdelino Cavalcante; do presidente do Iteam, Itamar Vizzoli; e do presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Jair Souto.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria Executiva de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), José Adailton, a expectativa do evento é a melhoria das atuações sustentáveis dos municípios amazonenses. “O fórum vem a ser um instrumento de fortalecimento da política de gestão ambiental do Amazonas, fazendo com que a participação da sociedade civil ajude as secretarias municipais na administração de ações sustentáveis”, afirmou.

O FOPES-AM, coordenado pela SDS, conta com o apoio de instituições como o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Terras do Amazonas (ITEAM), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM), Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CEUC), Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CECLIMA), Associação Amazonense de Municípios (AAM) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas