29.11.10

Angola: Aberta jornadas sobre VIH/SIDA nas FAA

Do Angola Press 29-11-2010

Cabinda – Quadros da saúde das Forças Armadas Angolanas na Região Militar de Cabinda participam desde hoje nas sexta jornadas sobre VIH/Sida, malária e tuberculose, a decorrerem nesta cidade.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo chefe do Estado Maior da região, brigadeiro João Serafim Kiteculo. Durante uma semana, os quadros da Região Militar Cabinda serão capacitados sobre "Combate ao Hiv/Sida e suas consequências", "Manuseamento de casos de malária e de tuberculose", "Prevenção sobre a saúde e o meio ambiente" e "Higiene dos alimentos e da água de consumo".

Os trabalhos estão repartidos em dois grupos, sendo um sobre prevenção do HIV/SIDA e o outro sobre a malária tuberculose e a higiene dos alimentos e da água de consumo nas FAA.

João Serafim Kiteculo apelou os quadros dos serviços de saúde, da educação patriótica e educação cívica, professores e instrutores das escolas militares do centro de instrução no sentido de estarem munidos de ferramentas educacionais que lhes permitam incentivar os militares e seus companheiros de unidade, armas, ramos, órgãos ou estabelecimento para mudança de comportamental que impeça o contágio do HIV/SIDA.

Por seu turno, o representante da direcção do Serviço de Saúde do Estado Maior General, coronel médico Francisco Bungo, disse que as acções de prevenção e formação de quadros, nomeadamente dos educadores patrióticos como activistas activos no combate à pandemia, são imprescindíveis na prevenção.

Share this