17.11.10

Choque de Ordem

Da Prefeitura de Manaus 17/11/2010
Foto: Alcino Santarém/Manaustrans
Operação para remover veículos velhos e abandonados das ruas da capital.

Uma operação para remover veículos velhos e abandonados nas ruas da capital foi realizada pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta quarta-feira (17), no bairro da Betânia, Zona Sul. A Operação Sucata, como é conhecida, faz parte do programa Choque de Ordem colocado em prática pela prefeitura para organizar o trânsito na capital.

A operação percorreu algumas vias do bairro que foram identificadas por meio de denúncias recebidas pelo Manaustrans e constatadas pelos agentes de trânsito. Normalmente, veículos com características de abandono são encontrados próximo a oficinas mecânicas e pontos onde se comercializam sucatas. Os proprietários desses estabelecimentos acabam obstruindo a via e as calçadas com veículos que ficam estacionados por vários meses.

Foi o que pôde ser verificado na rua São Jerônimo, ao lado da feira da Betânia, onde cinco veículos com pneus furados e vidros quebrados, estavam estacionados na calçada em frente a um ponto onde funciona uma sucata. Nesse local, um veículo foi removido e levado ao parqueamento, por estar comprometendo a circulação na via. Ao proprietário do estabelecimento, foi concedido um prazo de 24 horas para a retirada dos demais veículos que estavam na calçada.

Na rua 31 de Março, um outro veículo, modelo Furgão, de cor branca, foi removido pelos agentes de trânsito. Segundo moradores o veículo estava parado há vários meses e não tinha como funcionar, pois estava sem o motor.

Antes da fiscalização, os agentes procuram localizar os proprietários dando a eles um prazo para a retirada do veículo. Caso isso não aconteça, o veículo é removido ao parqueamento. Foi o que ocorreu na rua 1º de Abril, onde agentes de trânsito abordaram na tarde de ontem (16), os proprietários de dois veículos com características de abandono. Durante a fiscalização de hoje (17) os dois veículos não se encontravam mais no local.

O diretor-presidente do Manaustrans, tenente-coronel Walter Cruz, afirma que atendendo as reclamações da população, até o final do mês de novembro a Operação Sucata irá percorrer os bairros Compensa, Aparecida, Japiim e Cachoerinha. “A população tem sido parceira por ligar e denunciar. A Prefeitura quer uma cidade limpa e um trânsito organizado, e ações como essa são importantes para isso”, ressalta Cruz.

Somente na primeira quinzena do mês de novembro mais de 10 veículos abandonados foram removidos, com base em denúncias feitas por moradores. O Manaustrans alerta que estacionar veículos na via por um longo período de tempo infringe o Art. 245 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A população pode solicitar uma fiscalização por meio dos telefones 3631-7029/ 3631-7559/ 3632-3511.

Share this