Breaking

11.11.10

Combate ao câncer

Extraido de: Prefeitura Municipal de Manaus 11/11/2010

Coleta de preventivos e exame de mama

A partir desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Manaus intensifica a coleta de preventivo e exame clínico de mamas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas da rede pública municipal. A ação faz parte da campanha de prevenção e controle do câncer de mama e de colo de útero, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, ressalta que os exames permitem a identificação e tratamento das lesões precursoras dos cânceres de colo de útero e de mama. “As mulheres com idade entre 25 e 59 anos poderão procurar a UBSs mais próximas de casa. Nestes locais, a população feminina na faixa etária de risco fará os testes e, em caso de alteração, a paciente será encaminhada para atendimento ambulatorial”, adianta. A ação ocorrerá até 04 de dezembro e, após esta data, a coleta prossegue na rotina ambulatorial das unidades.

De acordo com Deodato, a campanha de caráter preventivo tem como objetivo incentivar a busca do público feminino pelos serviços de saúde que permitem o diagnóstico precoce e tratamento dos primeiros sinais da doença. A expectativa é que a campanha contribua para o aumento em 16% do número de testes Papanicolau (preventivo) feitos em mulheres com idade entre 25 e 59 anos, alcançando 75 mil procedimentos. Em 2009, foram realizados 63.756 preventivos.



Exames



Conforme frisa a coordenadora do setor de Saúde da Mulher da Semsa, Sonja Girão, é fundamental que a população feminina na faixa de risco busque, a partir desta quinta-feira (11), os exames de caráter preventivo. O teste de Papanicolau que estará disponível nas UBSs e Policlínicas permite a identificação e tratamento das lesões de baixo grau que, se não forem tratadas em tempo hábil, podem evoluir para tumores malignos. “Por diversas vezes, as pacientes já chegam à unidade apresentando lesões de alto grau, cujo risco de diagnóstico para câncer é ainda maior”, salienta. Nestes casos, diz ela, a usuária será encaminhada ao atendimento ginecológico nas Policlínicas do município, a fim de que seja feito um exame chamado Colposcopia, para análise mais criteriosa e, se necessário, retirada de material para biopsia.

Entre segunda-feira e sexta-feira, os horários de atendimentos serão organizados de acordo com a rotina ambulatorial de cada unidade de saúde. A população feminina deverá procurar a UBS ou Policlínica mais próxima de casa para fazer o agendamento da coleta e para receber as orientações necessárias à realização do exame. Estas unidades também farão a coleta entre 8h e 12h, dos seguintes sábados: 13 e 27 de novembro e 04 de dezembro. Os resultados dos exames de Papanicolau serão entregues após 30 dias. Em relação ao exame clínico das mamas, caso sejam observadas alterações nos seios, as pacientes serão encaminhadas para consultas médicas e mamografias, quando necessário.



Cuidados



Segundo Sonja, algumas medidas devem ser adotadas pela usuária que quiser se submeter ao preventivo. “O ideal é que a paciente tenha menstruado há mais de 10 dias. Nos dois dias anteriores ao exame, não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais” observa. A enfermeira lembra que o exame é rápido e para a maioria das mulheres é indolor, podendo provocar apenas um incômodo passageiro.

De acordo com a coordenadora, nas ações preventivas ao câncer de mama, o auto-exame das mamas não substitui o exame clínico que deve ser feito por um profissional de saúde. No entanto, a auto-avaliação auxilia a mulher no monitoramento cotidiano. “A partir dos 20 anos, o auto-exame deve ser feito mensalmente. O período ideal é entre o 7º e o 10º dia após o início da menstruação”, salienta. A enfermeira enumera quais os fatores a serem observados durante o exame: alterações na forma das mamas e deformidades; abaulamentos (arqueamento, curvatura) e retrações; feridas, coceiras, manchas próximas aos mamilos; caroços (mesmo que não doam); secreção pelos mamilos (espontaneamente ou quando você apertá-los); áreas endurecidas e vermelhidão. “Se qualquer destes sinais forem observados, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa”, frisa.