29.11.10

Educadores discutem a elaboração dos PPP’s da rede municipal de ensino

Foto: Rodemarques Abreu/Semed

Da Prefeitura de Manaus
29/11/2010

A Prefeitura de Manaus realizou durante toda segunda-feira (29), o I Seminário Municipal de Gestão Escolar com o tema “Construção, Prática e Autonomia”. O evento aconteceu no auditório Eulálio Chaves (Ufam) e teve como objetivo debater a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), fortalecendo a cultura de participação coletiva na escola e o cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9394/96. Participaram do seminário professores, diretores e pedagogos das escolas da rede municipal de ensino.

O subsecretário municipal de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luiz Fabian Pereira, disse que a elaboração dos PPP’s é um passo para a democratização da educação no município. “Ano passado apenas 36 escolas possuíam seus PPP’s, e em 2010, houve um salto para mais de 350 escolas com seus projetos. Essa é a bandeira do prefeito Amazonino Mendes”, disse.

PPP

O Projeto Político Pedagógico é o documento que possibilita a organização de idéias, objetivos, metas de todas as ações escolares. Por meio dele a escola reflete criticamente sobre seus problemas para encontrar as alternativas de intervenção, na realidade articula a participação de todos os envolvidos no processo educativo.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, na Zona Rural, conta que o PPP trouxe proximidade entre pais, alunos, professores e comunidade, o que possibilitou parcerias em eventos da escola. “A comunidade faz mutirão de limpeza, ajuda em eventos, e temos também uma horta que usamos para preparar a merenda escolar”, falou.

Apresentações

Durante o evento os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Valdir Garcia, fizeram uma apresentação de dança intitulada “O festival do PPP”. Assim como no festival folclórico de Parintins tinha o apresentador, as tribos indígenas, só que neste caso os temas eram ligadas às atividades pedagógicas desenvolvidas na escola.

Share this