Breaking News

Enem 2010 tem questão sobre homofobia


Para ter boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, os 4,6 milhões de candidatos terão de conhecer, dentre outras áreas, geografia, português, matemática e cidadania LGBT (!). A prova aplicada no sábado 6, primeiro dia da avaliação, incluiu uma questão específica sobre homofobia. Foram mostrados números de assassinatos de LGBTs e foi retratada a origem longínqua do preconceito contra a diversidade de orientação sexual e identidade de gênero no Brasil.

Leia a questão e imagine um jovem religioso e homofóbico a respondendo!

“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

A) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.

B) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.

C) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.

D) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

E) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científica

Resposta: letra D


Fonte: Parou Tudo
Por Welton Trindade em 07.11.2010