Experiência democrática da Capital será levada à África

Extraido de: Prefeitura de Porto Alegre 11/11/2010

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Fortunati (E) e o representante de Matola assinaram o acordo nesta manhã.


A prefeitura de Porto Alegre e a cidade de Matola, capital da província de Maputo em Moçambique, formalizaram na manhã de hoje, 11, Protocolo de Cooperação Técnica. O acordo foi assinado pelo prefeito José Fortunati e o presidente do Conselho Municipal de Matola, Arão Almeida Nhancale, durante o Seminário Internacional de Regiões Metropolitanas, que acontece na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas.

O protocolo prevê que a capital gaúcha fornecerá subsídios à formação de Conselhos Municipais e do Orçamento Participativo no município africano. Além disso, repassará informações sobre transporte público, abastecimento de água, sanemaneto e tecnologias da informação.

Em fevereiro de 2008 foi firmado o primeiro passo da cooperação entre as duas cidades. Matola é a quarta economia mais pobre da África. O município tem uma área de 373 quilômetros quadrados. A população, de acordo com o censo de 2007, é de 672 mil habitantes.


O Seminário Internacional de Regiões Metropolitanas da Granpal reúne prefeitos e autoridades estaduais e nacionais, responsáveis por políticas metropolitanas e urbanas, entidades municipalistas, representantes de organizações não governamentais, instituições financeiras e empresariais, agências internacionais e universidades. Tem o propósito de promover a troca de experiências entre metrópoles nacionais e internacionais buscando construir ações inovadoras e democráticas de gestão integrada entre os governos locais das regiões metropolitanas.
Tecnologia do Blogger.