Breaking

17.11.10

IX Encontro Nacional de ONGs de Hepatites Virais

ENCONTRO DE ONG´S REUNE PORTADORES DE HEPATITES VIRAIS DE TODO O PAÍS.

Nos dias de 22, 23 e 24 de novembro de 2010, será realizado em Brasília/DF o IX ENONG - ENCONTRO NACIONAL DE ONGS DE HEPATITES VIRAIS.

Atualmente as hepatites virais dos tipos B e C, são algumas das enfermidades mais preocupantes da saúde pública mundial atingindo, no Brasil, em torno de cinco milhões de pessoas. Essas enfermidades, que raramente apresentam sintomas, quando não diagnosticadas precocemente e tratadas corretamente, levam silenciosamente a graves formas evolutivas, como a cirrose e o câncer hepático, sendo hoje as maiores causas de transplantes de fígado.

O evento tem por finalidade a participação da Sociedade Civil na construção e aperfeiçoamento das políticas públicas para estas enfermidades, no incentivo ao tratamento, à prevenção e à promoção da saúde.

A integração das ONGs que desenvolvem ações no enfrentamento da doença, bem como a interação com os gestores da saúde, firmando pactuações que culminem com uma assistência adequada, também são anseios das entidades participantes.

Neste ano a dinâmica dos trabalhos será um pouco diferente dos anos anteriores, com a realização de mesas com vários eixos temáticos, que discutirão as principais dificuldades dos portadores de hepatites virais, como protocolos e tratamentos, prevenção primária e secundária, campanhas, diagnostico, controle social, transplantes, medicamentos, com a participação de renomados médicos e gestores da saúde pública.

Serão ainda definidas metas com prazos determinados para avaliar a integração das hepatites virais no programa do Departamento Nacional de DST/Aids/Hepatites.

Ao final do evento, serão produzidos documentos postulatórios que serão encaminhados às autoridades publicas da saúde competentes, e que ainda servirá como base para o controle das ações a serem realizadas durante o próximo ano.