Breaking

29.11.10

Manaus: Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do sul inicia hoje

Do d24 29 Nov 2010

Na noite de abertura, serão exibidos também os curtas ‘Carnaval dos Deus’, de Tata Amaral, e ‘Meu Companheiro’, do argentino Juan Darío Almagro.


A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do sul começa hoje, às 19h, no Palácio da Justiça com a exibição do longa-metragem ‘Leite e Ferro’, da brasileira Cláudia Priscilla,eleito melhor documentário no Festival de Paulínia 2010. A entrada é gratuita.

Na noite de abertura, serão exibidos também os curtas ‘Carnaval dos Deus’, de Tata Amaral, e ‘Meu Companheiro’, do argentino Juan Darío Almagro. A programação, que segue até o próximo dia 5, conta com 41 títulos. As sessões são diárias, sempre às 13h, 15h, 17h e 19h. Entre os destaques, a sessão ‘Retrospectiva Histórica’ que este ano tem como tema ‘Direito à Memória e à Verdade’. Entre os filmes estão o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro ‘A História Oficial’ (de Luís Puenzo, 1985), Hércules 56” (Sílvio Da-Rin, 2006) o documentário ‘A Batalha do Chile’ (de Patrício Guzmán,1975) e os brasileiros ‘Pra Frente, Brasil’ (Roberto Farias, 1982), ‘O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias’ (Cao Hamburger, 2006), ‘Vlado – 30 Anos Depois’, longa de João Batista de Andrade que conta o caso de tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog.

Além disso, a mostra exibe a segunda das três partes da obra, intitulada ‘O Golpe de Estado’ (1977), no qual são documentados com detalhes todos os momentos que antecederam a derrubada do presidente Salvador Allende.

A mostra conta ainda com mostra conta com sessões de audiodescrição e com closed caption, voltada para pessoas com deficiência audiovisual e auditiva, respectivamente. Este ano, pela primeira vez, 61 municípios do interior integrarão a mostra com a exibição de curtas-metragens através de videoconferência.