27.11.10

Parceria disponibiliza testes rápidos de HIV no sábado

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Neste sábado (27), as coordenações municipal e estadual de DST/Aids irão disponibilizar cerca de 400 testes rápidos de HIV, para populações vulneráveis ao vírus da Aids, em horários e pontos estratégicos da cidade. Para atender o público, as equipes instalarão um estande em frente à boate A2, localizada na rua Saldanha Marinho, centro, entre 22h e 0h. A partir da meia noite, as equipes farão o deslocamento para oferta do teste em pontos estratégicos, como na Praça Dom Pedro II, localizada no centro antigo de Manaus. Cada teste será divulgado em cerca de 30 minutos. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1o de dezembro), coordenada pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.

Em Manaus, a ação prossegue até o dia 1º e tem como tema “A Aids pode acontecer com você. Cuide-se.”. Neste período, haverá distribuição de cerca de 50 mil preservativos masculinos, conforme frisa o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato. Segundo ele, o objetivo da campanha é despertar na população o interesse pela prevenção contra a Aids que se tornou, no decorrer dos anos, um problema de saúde pública no Brasil. O Dia Mundial de Luta contra a Aids faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde e será marcado por atividades de combate à doença em todo o país.

De acordo com a chefe do setor de ações de DTS/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Silvana de Lima e Silva, as atividades têm como público-alvo a população com vida sexual ativa. “Qualquer pessoa pode incorrer em comportamento de risco, como ter relações sexuais sem o uso do preservativo. E, por isso, todos estamos sujeitos à infecção pelo vírus da Aids”, frisou a infectologista. Neste sentido, ainda admite-se, diz ela, a existência de populações vulneráveis que são aquelas frequentemente sujeitas a comportamentos de risco, em função de suas atividades cotidianas como é o caso dos profissionais do sexo e dos usuários de drogas injetáveis.

No dia 1o de dezembro, as coordenações de DST/Aids realizarão blitze em diversos pontos da cidade, fazendo abordagem preventiva e distribuição de preservativos masculinos. Serão distribuídos, ainda, panfletos explicativos sobre as formas de prevenção da doença. As atividades, que tiveram início na segunda-feira (22), contam com apoio de Organizações Não Governamentais e entidades da sociedade civil ligadas ao tema.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, no período de 2007 a 2010 o Amazonas registrou 2.186 casos de HIV/Aids. Do total de casos registrados, 92% foram notificados em Manaus. Dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SinanNet) apontam que as principais vítimas do HIV são jovens adultos com idade entre 20 e 34 anos, cuja participação na incidência anual de casos supera 50%, em Manaus, nos anos de 2007, 2008 e 2009. Até setembro deste ano, 48,1% dos casos notificados no município estão nesta faixa etária. O segundo grupo etário mais atingido, no município, são adultos de 35 a 49 anos, com uma média de 33% de incidência anual, no período de 2007 a 2009.

Programação

27/11 - Oferta de teste rápido na Boate A2 (rua Saldanha Marinho), entre 22h e 0h. A partir de meia noite, na Praça Dom Pedro II, centro, e em pontos de prostituição.

28/11 - Missa no Studio 5, das 8h às 9h

29/11 - Culto Ecumênico na Fundação de Medicina Tropical, às 9h

01/12 - Blitz no trânsito, às 17h, nas zonas Norte (cruzamento Manoa/Cidade Nova), Sul (Avenida 7 de setembro com Eduardo Ribeiro), Oeste (Constantino Nery com Pedro Teixeira) e Leste (Shopping Grande Circular e Terminal 4).

Da Prefeitura de Manaus 26/11/2010

Share this