Breaking

17.11.10

Samsung é a mais nova parceira da Fundação Amazonas Sustentável

Do Governo do Amazonas 16/11/2010
Foto: Chico Batata
Eduardo, Omar, Daniel, Furlan e Viana celebram a parceria

A Samsung é a mais nova parceira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O governador do Amazonas, Omar Aziz, ao lado do senador eleito, Eduardo Braga, e do presidente do Conselho de Administração da Fas, Luiz Fernando Furlan, participou do evento de assinatura do contrato, na tarde de ontem, na sede da FAS.

O acordo, que abrange os programas voltados para a Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Negro, prevê a construção e manutenção do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade da reserva e, ainda, o pagamento do Bolsa Floresta Familiar para 100 famílias da reserva. A empresa coreana está doando inicialmente cerca de R$ 4 milhões.

"Esta nova parceria é muito bem vinda na soma dos projetos desenvolvidos pela FAS. E o meu compromisso é dar continuidade a estes projetos e ampliá-los à medida que conseguimos que mais parceiros abracem a causa da sustentabilidade e da busca de qualidade de vida aos habitantes da floresta", afirmou Omar Aziz.

A assinatura do contrato sela o compromisso da fabricante de eletroeletrônicos em apoiar os projetos da entidade, que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

"Este é o primeiro investimento que fazemos no Amazonas e esperamos fazer novas parcerias. A Samsung é uma empresa preocupada com a questão do equilíbrio do clima e entendemos que, com esta atitude, estamos fazendo nossa parte. Mais que um compromisso de desenvolvimento sustentável, temos aqui uma iniciativa de cidadania corporativa", disse o vice-presidente de novos negócios da Samsung, Benjamin Sicsú. Com a parceria, a coreana dá os primeiros passos para a extensão de seu programa mundial de Green Management para o Brasil, rumo a se tornar, até 2013, uma das líderes em melhores práticas ecologicamente amigáveis.

FAS reconhecida

A Fundação Amazonas Sustentável vem, cada vez mais, sendo reconhecida por suas práticas de governança, transparência e eficácia, incluindo um sistema de auditoria independente e acompanhamento pelo Ministério Público Estadual. "Essa parceria reflete a credibilidade que a Fundação Amazonas Sustentável vem conquistando junto às empresas que atuam no Polo Industrial de Manaus. Além disso, essa parceria vai permitir ampliar as ações da FAS junto às comunidades ribeirinhas, em especial as da APA do Rio Negro”, afirma Virgilio Viana, Superintendente Geral da FAS.

Com inicio de funcionamento previsto para o primeiro semestre de 2011, o NCS Samsung vai acomodar escola, alojamento para estudantes e ainda, disponibilizará serviços de reforço escolar, cuidados médicos, recreação e alimentação. Adicionalmente, toda infraestrutura do espaço será equipada com produtos da marca, assegurando ferramentas para cursos, entretenimento e reprodução de material informativo.

Conselho

Antes da assinatura do acordo, o governador do Amazonas, Omar Aziz, tomou posse como membro do Conselho de Administração da FAS. Presidido por Luiz Fernando Furlan, o conselho é a instância decisória, de natureza deliberativa da Fundação Amazonas Sustentável, responsável por definir diretrizes técnico-financeiras, aprovação de programas e indicação dos membros do Conselho Consultivo e Conselho Fiscal. Os membros dos conselhos da FAS participam de forma pessoal e não como representantes de suas respectivas instituições, e não recebem remuneração pela atividade.

"Assumo a vaga como governador, que tem assento permanente no conselho. E me coloco à disposição para ajudar a FAS a obter mais recursos e desta forma executar projetos e programas que visem a preservação florestal e, sobretudo, a melhoria da vida de quem preserva", disse Omar Aziz.

Sobre a Samsung no Brasil

Presente no país desde 1986, a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. é uma das principais fabricantes de produtos eletroeletrônicos e está entre os líderes do mercado nacional de televisores de cristal liquido (LCD) e de multifuncionais a laser. Com dois complexos industriais, localizadas em Manaus e Campinas, atua nas seguintes áreas: telefonia celular, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, filmadoras, mini systems e câmeras fotográficas digitais), linha branca, monitores, projetores, computadores portáteis (netbooks e notebooks), soluções de impressão, discos rígidos (HD) – internos, externos e portáteis – e discos ópticos (ODD).

No Brasil, a Samsung é pioneira na fabricação local de TVs com tecnologia LED e 3D, na oferta de aparelhos com acesso a conteúdo da Internet, sendo também a primeira a produzir modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital. Em 2008, completou 10 anos de produção brasileira de sua linha de monitores e inaugurou em Campinas a primeira unidade fabril do segmento de impressoras e multifuncionais localizada fora da Ásia.

Comprometida mundialmente com o esporte, é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos (inverno e verão) até 2016. O país também é um dos cinco países que sediam a Samsung Experience, em São Paulo, um espaço privilegiado de experimentação de novos conceitos em tecnologia. Em 2009 a Samsung obteve faturamento de US$ 3,2 bilhões neste mercado, 19% acima do ano anterior.