TJAM quer bater recorde de audiências na Conciliação

Extraido de: Tribunal de Justiça do Amazonas
09 de Novembro de 2010


Corregedora Socorro Guedes quer mostrar para a população que o conflito não leva a nada, porque “conciliando a gente se entende”

Com o slogan “Conciliando a gente se entende”, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, em todo o País, a Semana Nacional da Conciliação, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010. No Amazonas, o Tribunal de Justiça pretende realizar o maior número possível de audiências, nas 61 Comarcas do Estado, de acordo com a previsão feita ontem pela Corregedora de Justiça, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que coordena a Semana no Estado.

— O objetivo é dar celeridade aos processos que já estão em andamento nas comarcas do Estado através do acordo entre as partes – informou a Corregedora, que reconheceu o quadro que vem sendo apresentado pela Rede Globo – no programa Fantástico -, como um fator de incentivo à conciliação.

De acordo com a desembargadora, a Semana da Conciliação está com a pauta toda pronta e envolverá todos os magistrados do interior e da capital na sua grande maioria. No entanto qualquer jurisdicionado que tenha interesse que seu processo entre na conciliação pode procurar a Ouvidoria, a Vara ou a site do TJAM onde tem um link – “quero conciliar”.

A Corregedora chama a atenção, pois o mais importante é embutir na população a pacificação social. “E isso quer dizer o quê? Que todos nós, quando entramos com um processo na justiça, queremos que ele chegue a um acordo. E a conciliação é o meio mais fácil, é o meio que dá maior celeridade ao processo”, explicou.

Este ano, o TJAM quer conciliar o maior número que o do ano passado (2009), e pra isso vem fazendo uma seleção dos processos onde o juiz verifica a possibilidade de conciliar. “Aqueles que já vêem de outros anos e que não lograram êxito deverão entrar na pauta da Semana”, garante a desembargadora.

Sobre o quadro de Conciliação que a Rede Globo vem exibindo no Fantástico, Socorro Guedes avalia que ele é positivo no momento em que mostra para a população que o conflito não leva a nada. “O mais importante é tentarmos por fim a este conflito. Então aquele quadro não é dirigido ao público da área jurídica, mas sim à população, porque ele é muito simples. Mas ao nosso ver é positivo”.

Para obter maiores informações sobre a Semana da Conciliação e esclarecer dúvidas, os interessados podem ligar para 0800 280 7414 ou 0800 280 9636.

Tecnologia do Blogger.