Centro de São Paulo concentra ataques contra gays, diz estudo

Do r7 06/12/2010

Nos últimos 20 dias, dois ataques foram registrados na avenida Paulista

A região central de São Paulo, que inclui a avenida Paulista, é a que mais concentra ataques homofóbicos, conforme estudo inédito obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Após novo ataque ocorrido no sábado (4), a Polícia Militar promete agora reforçar o policiamento na área.

A prefeitura também estuda medidas para a região, com base em um mapeamento dos ataques por bairros que deve ficar pronto neste mês. O estudo foi realizado com base nas 316 denúncias recebidas pelo Cads (Centro de Combate à Homofobia da Coordenadoria de Diversidade Sexual) entre julho de 2006 e dezembro de 2009.

Nas 50 situações de violência física relatadas, 20% são em casa, 2% no trabalho e 78% no espaço público. Conforme o perfil levantado, as vítimas normalmente têm entre 25 e 39 anos. A expectativa da prefeitura é usar os dados da pesquisa para trabalhar todas as políticas públicas voltadas para homossexuais.

Já para 2011 será feito um trabalho de conscientização em escolas e hospitais localizados na Subprefeitura da Sé - onde está o foco principal das denúncias.

Agressões

Na madrugada do sábado, um casal de homossexuais que foi agredido na avenida Paulista com socos e pontapés. Eles estavam andando de mãos dadas perto do metrô Brigadeiro, quando foram agredidos por cinco homens. Depois das agressões, as vítimas procuraram por viaturas policiais em patrulhamento pela via, mas não encontraram. O que teve mais ferimentos chegou a desmaiar. .

De acordo com o boletim de ocorrência, os dois rapazes foram foram atacados por um grupo de skinheads. O caso foi registrado no 5º Distrito Policial da Aclimação. Não há informações sobre os agressores.

Também no dia 14 de novembro três jovens foram agredidos na avenida Paulista por cinco rapazes, quatro deles eram menores de idade. Todos os quatro estão detidos em uma unidade da Fundação Casa. O maior, de 19 anos, está em liberdade, mas já foi feito o pedido de prisão preventiva do rapaz



Tecnologia do Blogger.