20.1.11

Amazonense faz parte do primeiro casamento gay da Irlanda

Do D24 19 Jan 2011

A legislação irlandesa permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo desde a última quinta-feira.



Manaus - O amazonense Adriano Vilar se casou com o irlandês Glenn Cunningham e se tornaram o primeiro casal gay registrado civilmente e reconhecido pelo governo irlandês. A cerimônia aconteceu no ano passado, na Irlanda do Norte, quando a legislação da República da Irlanda ainda não previa. Os dois países têm legislação independentes.

A legislação irlandesa permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo desde a última quinta-feira. Mas o caso de Adriano e Glenn foi diferente. Por coincidência, o casal foi ao Serviço de Imigração para regularizar o status do amazonense, que vivia no país com o visto de estudante há dois anos.

"As pessoas não sabiam o que fazer. Eles nunca haviam lidado com uma parceria civil legalizada envolvendo gays. Foi quando eles vieram e disseram: 'Parabéns, vocês são o primeiro casal gay a ser reconhecido pelo governo como parceiros'. Ficamos chocados e nem podíamos acreditar", lembrou Cunningham.

Adriano também comemorou: "Minha primeira reação foi: 'O que? Isso é sério?' Eu vivia muito inseguro apenas com o visto de estudante", disse. "Foi uma coincidência o que aconteceu no dia 13", completou, em entrevista exclusiva ao Portal D24AM.

O caso gerou repercussão na Europa e os principais veículos de comunicação da Irlanda já procuraram o casal para entrevistas.

As informações foram publicadas pelo site The Irish Times.

Share this

0 Comment to "Amazonense faz parte do primeiro casamento gay da Irlanda"

Postar um comentário