27.1.12

800 mil preservativos serão distribuídos em Manaus no período do carnaval

Medida adotada pela Prefeitura de Manaus visa combater às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). Ação começou a ser realizada nesta sexta (27) no Centro.

[ i ]Slogan da campanha: “Carnaval é Folia. Aids, não! Sexo Sem Camisinha, Nem de Brincadeirinha”.









Manaus - A Prefeitura de Manaus vai distribuir, aproximadamente, 800 mil preservativos masculinos, durante as ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com foco no Carnaval deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, explica que as ações preventivas já começam nesta sexta-feira (27) e se estenderão até o dia 21 de fevereiro (Terça-Feira de Carnaval).

“As ações serão desenvolvidas por equipes de todos os cinco Distritos de Saúde, incluindo o Rural, e acontecerão nas unidades de saúde, em locais de grande circulação de pessoas e, principalmente, em eventos de rua, como os ensaios e festas promovidas por escolas de samba, blocos e bandas, encerrando-se no desfile do Sambódromo”, frisou Deodato.

Nesta sexta-feira (27), a Semsa participou da abertura oficial da Campanha de Prevenção às DST/Aids, que este ano tem como slogan: “Carnaval é Folia. Aids, não! Sexo Sem Camisinha, Nem de Brincadeirinha”.

O evento aconteceu às 8h30, na esquina das avenidas 7 de Setembro com Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade, organizado pela Associação Garotos da Noite, Associação Orquídea/GLTB, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Amazonas), Coordenações Municipal e Estadual de Controle das DST/Aids e demais instituições parceiras.

No local e em mais três pontos de apoio (Porto de Manaus, Praça do Relógio e esquina da avenida 7 de Setembro com Getúlio Vargas), foram distribuídos preservativos.

No próximo dia 3, as equipes dos Distritos de Saúde da Semsa começam a executar um cronograma de atividades, com foco no Carnaval. Nas unidades de saúde, além da distribuição de preservativos, acontecerão palestras, com entrega de material informativo sobre as DST/Aids.

As ações de rua incluirão blitzen educativas, realizadas em parceria com as entidades que militam na área e estão envolvidas na campanha.

Rede de atendimento

A Prefeitura de Manaus oferece o Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV e Aids nas Policlínicas Franco de Sá, bairro Nova Esperança, zona Oeste; Comte Telles, São José (zona Leste); e José Antônio da Silva, Monte das Oliveiras (zona Norte).

O SAE tem o objetivo de prestar atenção integral, através de uma equipe de profissionais de diversas áreas da saúde, o que inclui médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos e assistentes sociais. Por meio do SAE, de 2009 para 2010, o número de acompanhamentos, na rede municipal, cresceu de 400 para 600 pessoas.

Com o início das atividades do SAE na Policlínica Franco de Sá, em 2011, já é possível atender 1.340 pacientes, mensalmente, nos três serviços implantados.

Fonte: D24


Share this

0 Comment to "800 mil preservativos serão distribuídos em Manaus no período do carnaval"

Postar um comentário