31.8.14

Manaus participa de ação nacional a favor da visibilidade lésbica, com marcha LGBT

Cerca de cem lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes saíram em passeata pelas ruas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro – foto: reprodução
A segunda marcha LGBT (sigla que reúne lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) realizada em Manaus está ocorrendo nesta sexta feira (29), quando é comemorado o dia da visibilidade lésbica.

Cerca de cem lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes saíram em passeata pelas avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro,  no Centro, com cartazes,  faixas e bandeiras coloridas a favor do respeito à diversidade sexual e ao combate à homofobia.

A ação faz parte de um movimento que acontece em todo o país e, em Manaus, a marcha conta com a participação de mais de 20 entidades ligado a movimentos LGBT.

De acordo com um dos organizadores do evento, Dartanhã Silva, o intuito é mostrar as conquistas dos movimentos para a população.

“Uma das nossas maiores conquistas é o de travestis e transexuais terem o direito de usarem a cédula de nome social, que pode ser usada por elas como RG”, disse, em referência ao apelido ou ‘nome de guerra’ que usados por eles/elas.

Dartanhã também fala que a marcha não teve festa ou banda, como na primeira edição, que aconteceu em 2012, por ser um ato mais público e político.

“Queremos segurança e cidadania para o gay, lésbica e travestis e mostrar a população que queremos respeito”, ressaltou.

Visibilidade Lésbica

A marcha foi realizada como parte de uma ação realizada nacionalmente, em comemoração ao dia da visibilidade lésbica, em 29 de agosto. Por isso, o número de mulheres era marcante durante a passeata.

“Essa visibilidade é para chamar as mulheres lésbicas para o movimento e mostra que isso é um espaço importante para conquistar e assegurar direitos”. A fala é da líder da associação ‘Elas por Elas’, Patrícia Cabral, uma das mais de 20 entidades de LBGT no Amazonas que participaram da marcha.

Ela também diz que a marcha sendo realizado nesse dia é importante também para dar mais foque ao homossexualismo entre as mulheres. “As lésbicas elas estão sempre ali mais a margem, quase não se mostram e esse dia é importante para realizarmos atos públicos para a sociedade perceber que existem também as mulheres homossexuais”, diz Cabral.

Do Portal Em Tempo

Share this

0 Comment to "Manaus participa de ação nacional a favor da visibilidade lésbica, com marcha LGBT"

Postar um comentário