Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Fórum de Saúde e parceiros publicam nota de repúdio ao Governo do Amazonas pelo descaso com o Programa de IST/AIDS.

     NOTA DE REPÚDIO

    O Fórum Permanente em Defesa da Saúde do Estado do Amazonas e as entidades abaixo vêm por meio desta nota, manifestar a toda a população do Estado do Amazonas a sua indignação, preocupação e repúdio com o desmonte do Programa Estadual de IST/AIDS/HV.

    A Coordenação de IST/AIDS/HV vem desde o Governo passado, informando que dispõe de quantidade inadequada de servidores para tocar os trabalhos de prevenção a AIDS no Estado do Amazonas.

    A situação se agravou com substituição dos RETs pelo concursados, pois, os servidores que estão saindo da Coordenação de IST/AIDS não estão sendo substituídos, aumentando ainda mais as dificuldades nos trabalhos de prevenção.

    Com a publicação da ultima relação de exoneração dos RETs, a Coordenação Estadual fechou o setor de logística, que cuida entre outras coisas da distribuição dos medicamentos para tratamento das pessoas vivendo com HIV/AIDS e testes rápidos para HIV, aos municípios do Amazonas.

    O Plano Anual de Saúde já foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde e até o momento, o Fundo Estadual de Saúde não repassou o recurso para as ações da Coordenação Estadual de IST/AIDS/HV, fazendo com que a Coordenadora fique mendigando recursos para realização das ações de prevenção a AIDS.

    Isso claramente mostra o total descaso do Governo do Estado em diminuir os índices de HIV no Estado do Amazonas, que vem a alguns anos ocupando o primeiro lugar na incidência do HIV e de mortes causadas pela AIDS, indo na contramão do que vem sendo realizando pelo Departamento de IST/AIDS/HV do Ministério da Saúde.

    A luta da Dra. Silvana Silva Coordenadora Estadual de IST/AIDS/HV, pela manutenção do Programa Estadual de IST/AIDS tem sido incansável, mas, infelizmente a gestão não se sensibilizou para entender que tem que haver um maior investimento na prevenção a AIDS em um momento em que o aumento da infecção pelo HIV tem crescido entre os jovens.

    Consideramos essa situação de extrema gravidade, e por isso, esta entidade que desenvolve trabalho de prevenção as IST/AIDS/HV e de defesa pessoas vivendo com HIV/AIDS juntamente com as entidades abaixo, vem manifestar a sua indignação e repúdio a forma como o Governo do Amazonas vem conduzindo o Programa Estadual de enfrentamento ao HIV/AIDS, isso agravará a situação da incidência do HIV no Estado do Amazonas.

    Manaus, 01 de junho de 2017.

    - Fórum Permanente em Defesa da Saúde do Estado do Amazonas
    - Associação Garotos da Noite – AGN
    - Associação da Parada do Orgulho LGBT de Manaus - APOLGBT
    - Associação Acauã
    - Associação de Prevenção as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do Estado do Amazonas - SOCEAMA
    - Articulação Nacional de Saúde de Direitos Humanos – ANSDH/AM
    - Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS – Núcleo Amazonas
    - Movimento da Cidadãs Posithivas do Amazonas
    - Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas - Sinfar

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728